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O ambiente de trabalho externo possui uma série de riscos que, na atividade em conjunto, podem se tornar ainda maiores. Um checklist de inspeção de segurança do trabalho possibilita aos colaboradores um ambiente com o devido controle para que possam exercer suas funções em segurança.

Ele é sem dúvida, um dos processos mais importantes para a gestão de equipes externas e precisa estar adequado a todas as normas regulamentadoras, evitando com isso, que a empresa, ou os profissionais que estão atuando in loco, não sejam penalizados pelo descumprimento das regras.

O que é um checklist de inspeção de segurança do trabalho?

Um checklist de inspeção de segurança do trabalho é um recurso utilizado para garantir a segurança dos colaboradores e prestadores de serviço em sua área de trabalho. Ele é feito por meio de avaliação das condições dos equipamentos utilizados in loco e da avaliação do ambiente de atuação e suas características físicas e geográficas. 

Ao aplicar de forma adequada checklist de inspeção de segurança do trabalho, a empresa terá certeza de que todos os procedimentos acontecerão dentro das normas, e que também as vidas que trabalham ali estarão protegidas. Vale ressaltar outro ponto importante dentro deste processo: a conduta dos trabalhadores e instruções de comportamento no ambiente de trabalho.

Resumindo, o checklist de inspeção de segurança do trabalho irá verificar se existem avarias nos equipamentos, suas condições de uso, e avaliar todos os requisitos para a execução das atividades. Tudo isso garantindo a segurança de cada trabalhador e colaborador, visando também a maior eficácia das atividades e qualidade do trabalho.

Quais os tipos de checklist de inspeção de segurança do trabalho?

Os checklists podem ser basicamente de três tipos: 

 

1. Convencionais com o uso de papel (e de certo modo antiquado); 

2. Através de planilhas eletrônicas, como no caso do excel; 

3. Através de softwares e sistemas específicos.

 

As duas primeiras aplicações demandam muito trabalho por serem praticamente manuais, além do esforço intelectual de sua elaboração, organização e sequência lógica (o que pode gerar esquecimentos). Enquanto as que fazem o uso de um software, possuem modelos precisos e com a possibilidade de edição de itens em separado.

Os sistemas e softwares são muito mais vantajosos do que os checklists convencionais, por conta de sua praticidade, organização, eficiência e segurança, já que possuem infinitas possibilidades de previsão de eventos e acidentes, em diversos cenários e situações que acontecem em ambientes de trabalho externo.

Faça seu checklist de inspeção de segurança do trabalho com o Sistema GPM da NWSOFT

A NWSOFT possui um sistema de gestão para atividades externas, onde além de encontrar predefinições por exigência de contratos e normas técnicas para a produção de seus checklists, é possível também desenvolver o seu próprio checklist de acordo com os processos e necessidades atuais da sua empresa.

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