NWSOFT Soluções Web Mobile

Descubra aqui porque é importante ter um dashboard de indicadores de desempenho em sua empresa.

Dashboards de indicadores de desempenho estão sendo bastante utilizados na gestão de empresas e projetos, porque eles conseguem monitorar o desenvolvimento de um negócio ou programa.

Os indicadores de desempenho (KPIs) são métricas que a empresa escolhe para avaliar se o projeto está caminhando em direção aos objetivos desejados. Ou seja, eles são fundamentais em uma instituição que quer aprimorar a sua performance. A seguir, explicaremos o que é esse dashboard e como criar um em sua empresa. Vamos lá?

O que é um dashboard de indicadores de desempenho

É uma ferramenta que mostra os indicadores de desempenho em uma única tela, em tempo real, de forma organizada e clara. As informações são exibidas em gráficos e tabelas para que os colaboradores da empresa consigam acompanhar e analisar os dados de suas atividades de maneira mais simples.

É fundamental que o dashboard seja liberado para todos os envolvidos no projeto ou gestão da empresa, porque ao ver as informações dispostas dessa forma, eles saberão o que deve continuar como está e em quais partes do planejamento será preciso fazer alterações.

Essa é uma das grandes vantagens de ter um dashboard de indicadores de desempenho. Ele dá uma visão geral e em tempo real das atividades realizadas, então é mais fácil identificar problemas e corrigi-los rapidamente.

Outro benefício é que a tomada de decisão, além de se tornar mais ágil, é mais precisa quando há uma disposição clara e objetiva dos dados. Essa visão ampla que o dashboard fornece ainda pode aumentar a produtividade da empresa, porque melhora o alinhamento entre os times da firma.

Como criar um dashboard

Os dashboards não são todos iguais, já que as empresas têm objetivos diferentes e atuam em campos distintos. Por exemplo, uma empresa de projetos não terá o mesmo dashboard que o de uma construtora. A ferramenta se alinha ao ramo e ao propósito dos gestores.

Por isso, é essencial saber como criar um dashboard de indicadores de desempenho para sua empresa. Em primeiro lugar, é preciso decidir quais serão os indicadores analisados. Para o seu projeto, é mais importante medir a produtividade e efetividade ou a qualidade e lucratividade? Escolha aqueles que fazem mais sentido em seu planejamento e lembre-se de não colocar um indicador muito complexo e difícil de ser medido.

Em seguida, veja qual é o tipo de dashboard que deseja usar. Existem 3 modelos que são os mais comuns: o estratégico, o analítico e o operacional. O primeiro é voltado para o desempenho geral da empresa, então ele contém informações financeiras, metas e a satisfação dos clientes.

O dashboard analítico identifica padrões de comportamento. Sendo assim, é indicado para aqueles que desejam verificar o desenvolvimento de um projeto. Já o operacional analisa as atividades realizadas no cotidiano, como falhas e erros em processos de transportes.

Depois disso, você e sua equipe devem decidir qual tipo de gráfico será utilizado, por exemplo, de pizza ou em barras, e ainda as cores do dashboard. Lembre-se de criar um dashboard limpo, com as informações necessárias e sem cores muito chamativas, pois isso pode cansar a vista.

Por último, você deve selecionar um software de qualidade para o seu dashboard, porque uma ferramenta dessas pode facilitar bastante o cotidiano de sua empresa. Um bom software fornece relatórios e gráficos dinâmicos, permite que você compartilhe o acesso com demais colaboradores e consulte os indicadores em qualquer lugar, como no computador, tablet ou celular. Sendo assim, você pode conferir os dados a qualquer momento.

A NWSOFT tem uma solução tecnológica que pode ser ideal para o seu dashboard de indicadores de desempenho! Que tal entrar em contato conosco para saber mais sobre o nosso software?

Siga as nossas redes sociais!