NWSOFT Soluções Web Mobile

A importância da inspeção de segurança e como a tecnologia pode lhe ajudar nesse trabalho!

Inspeções de segurança devem ser feitas regularmente em uma empresa, porque essa atividade é capaz de evitar muitos acidentes de trabalho. Então, quem se preocupa com a sua produção e, principalmente, com os colaboradores, não pode deixar de colocar em prática essa operação.

Existe mais de um tipo de inspeção de segurança e mais de uma maneira de realizá-la em sua instituição. Para que você tenha certeza de que está fazendo uma boa inspeção, vamos explicar a seguir o que é essa tarefa e como executá-la de forma eficiente. Confira!

O que é uma inspeção de segurança?

Também conhecida como checklist (lista de verificações, em inglês), a inspeção de segurança tem como objetivo evitar acidentes que podem causar perdas materiais e pessoais no ambiente de trabalho.

O responsável por esse serviço, geralmente, é a equipe de segurança do trabalho, mas há a possibilidade de ser ainda um engenheiro, médico e até os próprios funcionários da empresa. Como existe mais de um tipo de inspeção, os responsáveis pela tarefa podem variar de acordo com o modelo de verificação.

O encarregado pela inspeção deve verificar vários itens para se certificar de que tudo está funcionando da maneira adequada. Por isso, a atividade também é conhecida como checklist, pois a equipe responsável tem uma lista para orientá-la no momento da inspeção. Caso não esteja tudo correto, também é função do responsável e de sua equipe realizar mudanças para que os riscos sejam diminuídos ou eliminados.

Alguns exemplos de inspeção de segurança são: a geral, de rotina, parcial, eventual e a oficial. Cada uma delas tem suas particularidades, mas o principal objetivo de todas é identificar riscos e melhorar a segurança em um ambiente de trabalho.

Como fazer uma boa inspeção de segurança?

A verificação de máquinas, processos e a condição dos colaboradores no ambiente de trabalho deve ser feita de forma minuciosa. Uma grande aliada desse serviço é a tecnologia que, por meio de softwares, torna o trabalho mais exato.

Ao usar uma ferramenta de inspeção e checklist, o gestor consegue realizar inspeções com perguntas e respostas automáticas pelo celular ou desktop. Isto é, ele é capaz de acessar as informações de qualquer lugar. Ele pode obter ainda evidências, como fotos ou coordenadas de geolocalização, dos ambientes e equipamentos de trabalho.

Outra vantagem de utilizar uma ferramenta é que todas as informações podem ser encontradas em um sistema online e não é preciso usar diversas folhas de papel para guardar dados importantes. Ou seja, é mais fácil ter uma visão geral da situação dos ambientes de trabalho e há uma redução no uso de papel.

Com um controle maior sobre os ambientes, a gestão das máquinas tende a ser melhor e a reposição de equipamentos por furtos ou desvios tende a diminuir. Isso é muito positivo, pois significa que não haverá gastos com a compra de novos equipamentos antes do tempo e esses serão mais bem aproveitados.

Além disso, o gestor é capaz de fazer o rastreamento online das equipes de campo. Sendo assim, se houver qualquer mudança no planejamento inicial ou um problema, ele ficará sabendo rapidamente e poderá tomar as providências necessárias.

Caso haja alguma anomalia em uma máquina, por exemplo, os outros usuários do sistema ainda conseguem enviar uma notificação por e-mail de não conformidade para o gestor.

Dessa forma, ele também descobrirá o problema rapidamente, solucionará a questão e o número de riscos de acidentes será menor.

Uma ferramenta de inspeção e checklist facilita o cotidiano do responsável pela segurança do trabalho da empresa e ainda torna o serviço mais eficiente. Se você ainda não realiza suas verificações com um software, que tal entrar em contato conosco para lhe mostrarmos a nossa ferramenta de inspeção de segurança?

Siga as nossas redes sociais!